Notícias / Notícias



Terra de Direitos recebe homenagem do movimento quilombola em sessão solene da Câmara Municipal de Santarém


A homenagem reconhece a atuação da organização na defesa dos direitos das comunidades do município

Equipe da Terra de Direitos em Santarém recebeu o certificado "Amigo dos Quilombolas" / Foto: Terra de Direitos

Em sessão solene realizada na Câmara Municipal de Santarém (PA) nesta terça-feira (16), a Terra de Direitos recebeu o certificado “Amigo dos Quilombolas” como forma de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido em parceria com a Federação das Organizações Quilombolas de Santarém (FOQS), na defesa dos direitos dos 12 quilombos do município. 

Gabriele Gonçalves, assessora jurídica popular da Terra de Direitos, esteve na sessão e destacou que a honraria representa que organização têm alcançado seus objetivos de auxiliar na garantia dos direitos inerentes as populações quilombolas. “A entrega desse certificado torna pública a valorização da atuação da organização  e nos faz refletir sobre o alcance e a importância do nosso trabalho em conjunto com a FOQS. Ser homenageado reforça o entendimento que o nosso trabalho não é vão e tem alcançado as expectativas das comunidades acompanhadas”, pontuou

Presente há mais de 10 anos na cidade de Santarém (PA), a Terra de Direitos atua para fortalecimento político das comunidades, prestando assessoria jurídica em questões relacionadas, principalmente, aos direitos territoriais dos quilombolas. O acompanhamento de processos de titulação de territórios e o combate aos ataques as comunidades são algumas das principais atividades da organização em conjunto com a FOQS. 

Além da Terra de Direitos, também foram homenageadas 12 lideranças quilombolas que representam a história de luta e ancestralidade dos territórios santarenos. Dileudo Guimarães, liderança do quilombo Bom Jardim e um dos homenageados, agradeceu a homenagem e destacou para os presentes seu principal objetivo enquanto quilombola: a titulação dos territórios. “Sempre eu digo: as vezes quando a pessoa morre é que vão homenagear, mas que bom que ainda estamos com vida para receber essa homenagem de todos vocês que reconhecem o nosso trabalho. Por isso, agradeço a todos, agradeço a Deus e peço sempre a Deus que possa realizar nossos objetivos que é a titulação de nossas terras”, disse. Dileudo Guimarães, liderança do Quilombo Bom Jardim, foi um dos homenageados na sessão solene / Foto: Ascom Câmara Municipal de Santarém (Cristian Bandeira)

Sessão Solene

A sessão em alusão ao Dia da Consciência Negra, instituído nacionalmente no dia 20 de novembro, foi requerida pelo vereador Prof. Josafá Gonçalves (PL). “Em 192 anos de história desta Casa Legislativa, é a primeira vez que realizamos uma sessão especial para homenagear o povo negro que tanto contribuiu para a história do nosso país”, destacou o vereador. 

Dedicada ao reconhecimento da luta e resistência do povo quilombola de Santarém, a sessão contou com a presença de autoridades, representantes de organizações, movimentos sociais e do povo quilombola santareno. A cantora e compositora Cleide Vasconcelos, do território quilombola de Arapemã, apresentou canções que exaltam o povo negro e o cotidiano dos quilombos. Também se apresentaram os grupos Magia do Carimbó e Dança das Pretinhas.  

Cleide Vasconcelos, cantora e compositora do Quilombo do Arapemã / Foto: Ascom Câmara Municipal de Santarém (Cristian Bandeira)
 



Notícias Relacionadas




Ações: Quilombolas

Eixos: Terra, território e justiça espacial